Powered By Blogger

Ciclame

                           blog da tia dê

                                             Ciclame
No finalzinho do outono, já é possível ver essa planta nas lojas de flores. No inverno, ela está em plena floração, expondo seus pendões florais nas cores branca, rosa, vermelha ou roxa; dependendo da variedade. Também conhecido como ciclame-da-pérsia e violeta-dos-alpes, o ciclame pertence à família das Primulácas e é originário da Europa - Ilhas gregas e Mediterrâneas.

As flores do ciclame apresentam um formato bem original: as pétalas se distribuem nas pontas das hastes de forma que lembram as asas acetinadas das borboletas. Quando fechadas em botão, a flor, em conjunto com a haste, forma o desenho característico de um cisne, com um longo pescoço e o bico voltado para baixo. A folhagem também é muito ornamental e continua bonita mesmo depois que as flores acabam. As folhas, num tom verde intenso, apresentam manchas esbranquiçadas, resultando num efeito marmorizado.
Recebendo os cuidados adequados, o ciclame pode durar muito tempo:

  Coloque o vaso num local ventilado, mas sem ventos fortes, onde possa receber a luz solar da manhã;

Ciclames não suportam umidade e calor excessivo;

  Nos meses frios, irrigue a cada 3 dias ou quando estiver excessivamente seco;

  Assim que as flores murcharem e caírem, retire as hastes, puxando-as para cima. Recomenda-se não deixar as hastes apodrecerem, pois podem prejudicar a folhagem;

  Para estimular novas florações, aplique a cada 3 meses um fertilizante líquido, seguindo as orientações da embalagem.

credito: jardimdeflores

Comentários:

 
BLOG DA TIA DÊ © Copyright | Template By Mundo Blogger |